Por Pastor Carvalho , | Outubro 28, 2021 - 09:43
Ola! Tudo bem! Oro para que estejas usufruindo de toda sorte de bênçãos da parte do Senhor nosso Deus, junto com a sua família. Jamais poderia deixar de agradecer por acessar meu singelo ciberespaço: Obrigado! A seguir dedico a você uma pequena reflexão bíblica, rogando a Deus que seja de edificação espiritual.
“O sábio de coração aceita os mandamentos, mas o louco palrador será transtornado” (Pv 10.8)
Salomão, Filho de Davi e Bate-Seba e terceiro rei de Israel, foi um grande pensador do seu tempo. Sobre ele somos informados pela Palavra do Senhor que “disse três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco. Também falou das árvores, desde o cedro que está no Líbano até ao hissopo que nasce na parede; também falou dos animais, e das aves, e dos répteis, e dos peixes” (1Rs 4. 32-33 ). Com certeza uma mente inspirada pelo Espírito de Deus, fazendo-o ser ouvido por grandes autoridades, pois “vinham de todos os povos a ouvir a sabedoria de Salomão e de todos os reis da terra que tinham ouvido da sua sabedoria” ( 1Rs 4. 34).
No texto em reflexão, somos ensinados que o caminho da sabedoria passa pela obediência, sendo este o rumo para uma vida feliz. Aceitar os mandamentos nos remete à obediência aos preceitos da Palavra de Deus - A Bíblia Sagrada! É nela que encontramos as orientações para vida presente e somos preparados para o porvir. Salomão está nos dizendo que a atitude para com a Palavra de Deus é que vai determinar o rumo da nossa vida. Se a aceitarmos, certamente nos tornaremos sábios; o contrário, só atrapalha!
Você já deve ter percebido que vivemos um momento difícil. Nosso país é laico, mas nossos valores tem como lastro os princípios cristãos exarados nas Sagradas Escrituras: O repeito às autoridade, aos idosos, a reverência ao pai e a mãe, o “culto” aos valores pátrios, enfim, somos um pais cristão! Todavia, tudo isso está sendo combatido por um espírito contrário à Palavra de Deus. Satanás não tem medido esforços para destronar a herança sadia que nos fora deixada pelos nossos antepassados!
Mais que nunca, precisamos nos deixar orientar pela Palavra de Deus. Ainda que isso custe um preço alto…
Salmos 1: "Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará. Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha. Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; mas o caminho dos ímpios perecerá".
Veja que é perigoso abrir mãos dos preceitos ensinados pelo Palavra de Deus. Sentir prazer nas orientações bíblicas é tornar-se amigo do Senhor, valorizando o que Ele preceitua como verdade prática que resulta em uma vida cheia de bons frutos (Sl 1.3)
Deus existe. Ele é o verdadeiro dono de tudo (Gn 1. 1, 24), inclusive da vida de todos nós (Gn 1.26). Não pensem que estamos largados, à mercê da sorte e que não existe alguém interessado em nós. Existe sim! Deus. Ele tem a regência deste mundo e no momento certo, os mordomos da terra - os homens - prestarão contas da sua mordomia. E a Palavra de Deus será a Lei usada nesse julgamento. Mas, vai que alguém diz que não conhece a Lei de Deus (A Palavra de Deus). Isso não muda nada! Vejamos um exemplo dado pelo grande apostolo Paulo quando orientava aos Romanos sobre a função da Lei ( Rm 2. 12-16 - NTLH):
“Todos aqueles que pecam sem conhecer a lei de Deus se perderão sem essa lei; mas todos aqueles que pecam conhecendo a lei serão julgados por ela. Porque as pessoas que Deus aceita não são aquelas que somente ouvem a lei, mas aquelas que fazem o que a lei manda. Os não-judeus não têm a lei. Mas, quando fazem pela sua própria vontade o que a lei manda, eles são a sua própria lei, embora não tenham a lei. Eles mostram, pela sua maneira de agir, que têm a lei escrita no seu coração. A própria consciência deles mostra que isso é verdade, e os seus pensamentos, que às vezes os acusam e às vezes os defendem, também mostram isso. E, de acordo com o evangelho que eu anuncio, assim será naquele dia em que Deus, por meio de Cristo Jesus, julgará os pensamentos secretos de todas as pessoas”.
É bom seguir a orientação de Salomão: aceitar a Palavra de Deus como regra de fé e prática. Ela contém não somente os desígnios de Deus para cada pessoas, mas, instruções eternas. Valores que vão além do mundo físico e que ecoarão na eternidade.
Meu ilustre leitor, leitora, oro para que Deus ilumine a sua mente, de modo que ela esteja focada nos ensinos áureos da bendita Bíblia Sagrada, nosso manual de conduta cristã! Que a sua família seja um espaço de alegria, onde tenhas paz e revigore suas forças. Que cada ente familiar desfrute do mais puro amor de Deus, resultando em bênçãos para todos.
Lembre-se: Deus já se revelou a nós, através da pessoa de Cristo ( Jo 3.16), a Palavra Viva (Jo 1. 1-4) que nos orienta na caminhada diária, pois está conosco sempre(Mt 28.20b)! Portanto, exercitemos a fé, confiando nEle… “Os que conhecem o teu nome confiam em ti, pois tu, Senhor, jamais abandonas os que te buscam” (Sl 9. 10 - NTLH).
Um forte abraço. Deus seja contigo, sempre!!
Por: Pastor Carvalho   |   Outubro 28, 2021 - 09:43 |   Compartilhar :