Por Pastor Carvalho , | Dezembro 23, 2018 - 12:34
Lendo alguns posts nas redes sociais deparamos com várias frases exortativas direcionadas aos crentes. São textos e frases proferidos por grandes nomes da história da Igreja (primitiva e moderna) que tiveram lugar em momentos específicos e inspirados pelo Espírito Santo, para despertar os cristãos! O estímulo ao exercício de fé de forma testemunhal e significativa é uma prática orientada pela Palavra do Senhor: “Exortamos vocês, irmãos, a que advirtam os ociosos, confortem os desanimados, auxiliem os fracos, sejam pacientes para com todos. Tenham cuidado para que ninguém retribua o mal com o mal, mas sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos. Alegrem-se sempre. Orem continuamente. Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. Não apaguem o Espírito. Não tratem com desprezo as profecias, mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom. Afastem-se de toda forma de mal”. (1 Ts 5. 14-22 – Bíblia na Tradução Linguagem de Hoje).
A vida cristã, em comunidade, se reveste de um convívio harmonioso, onde cada um deve ter o devido zelo para com o outro e, em amor cristão, fazer soar o alerta quando perigo se aproxima. Todavia, é preciso tomar os cuidados para não exacerbar, indo além daquilo que a Palavra nos orienta. É isso que vemos em muitos posts, onde a preocupação principal parece ser responsabilizar a Igreja de Cristo pelos males que a sociedade vive. Não! A Igreja do Senhor não é responsável pelo caos, pelo contrário, a Eleita de Cristo há mais de dois mil anos enfrenta as adversidades, oposições acirradas ao Evangelho de Cristo... até ferida de morte, às vezes, por “fogo amigo” proferidos por maus obreiros, falsários, infiltrados no meio do Povo de Deus!
Um fator importante que se deve atentar diligentemente é: A Igreja é constituída de pessoas humanas. E onde houve um ser humano aí estará, também, a falha, pois todos são limitados e erram, de verdade. Exigir que um cristão haja como um Super Crente é, no mínimo, desconhecer a própria estrutura pessoal e a Palavra de Deus, vejamos: “Assim como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece daqueles que o temem. Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó”.(Sl 103. 13, 14). O próprio Deus nos tolera! Por que não nos tolerarmos? É bem verdade que o esforço para alcançar uma vida espiritual nos moldes da Palavra deve ser contínuo, mas a tentativa de julgamento a priori esculachando os fracos na fé é um erro crasso. Somos instruídos por Paulo quanto, observemos: “Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas (Rm 14. 1). O contexto deste verso se refere ao uso de certos alimentos tão debatidos no princípio da Igreja, eu o citei pela expressão “enfermo na fé”, considerado um estado de necessidade daqueles que devem ser alvos da nossa misericórdia e cuidado pastoral. Neste sentido, Paulo nos ensina dizendo: “ mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos
fracos, e não agradar a nós mesmos. Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação. Porque também Cristo não agradou a si mesmo, mas, como está escrito: Sobre mim caíram as injúrias dos que te injuriavam”. (Rm 15. 1-3). Então! Você é forte? Conhece amiúde as doutrinas bíblicas? É fiel na sua Congregação e preocupa-se com o seu semelhante? Se for, os conselhos de Paulo também são para você: suporte os fracos, não agrade a si mesmo, siga o modelo de Cristo (Jesus é o padrão!). Bom, isso inclui todos nós: eu e você!
E para você que é sempre alvejado, atente para o seguinte texto: “... por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco, é que sou forte”. ( 2 Co 12. 10)
Concluo rogando ao Senhor que nos ilumine para que sejamos mais produtivos no Reino de Deus! Que saibamos nos conduzir de modo que Cristo seja exaltado através das nossas ações. Continuemos interagindo... Que os nossos posts sejam sempre edificantes, para a Glória de Deus!
Por: Pastor Carvalho   |   Dezembro 23, 2018 - 12:34 |   Compartilhar :